Se você já pensou em abrir uma empresa, muito provavelmente já se deparou com o assunto “Simples Nacional”, geralmente como sendo uma boa opção 👍
❓ Mas afinal de contas, você sabe qual a diferença dele?
O Simples Nacional é um regime tributário realmente simplificado em vários aspectos, por exemplo:
🔹 a forma de pagamento (os impostos incidentes sobre o faturamento são todos pagos em uma única guia, o DAS)
🔹 o percentual de imposto (é unificado e simplificado, calculado através de faixas de faturamento com alíquotas menores, o que pode gerar uma economia de até 40%, dependendo do tipo de tributação)
🔹 as obrigações acessórias (em uma quantidade menor do que em outros tipos de empresas, sendo que algumas declarações possuem até isenção para a entrega)
Essas características facilitam a gestão e a rotina dos pequenos empreendedores, que geralmente se envolvem em muitos setores da empresa – pra não dizer todos, né? 😬
Além disso, os pequenos empresários têm preferência em licitações, o que facilita a negociação com a administração pública.
Ou seja, o Simples Nacional é um regime tributário criado para desburocratizar a cobrança de impostos e também a vida do empresário em seu negócio. O contador é quem vai dar as melhores orientações sobre qual regime tributário optar em seu negócio.
Tem alguma dúvida sobre isso? Entra em contato com a gente!