Preparamos um checklist com os principais documentos que você precisa separar para o Imposto de Renda Pessoa Física:
- documentos pessoais
Nome e CPF do declarante (e dos dependentes) e demais informações pessoais como endereço, e-mail, etc.
- documentos bancários
Informes de rendimentos das entidades onde você teve contas bancárias ativas em 2021
- investimentos e ações
Informes de rendimentos das aplicações financeiras emitidos por bancos, corretoras ou outras fontes pagadoras de rendimentos, além de notas de corretagem e DARFs pagos, se houverem
- movimentações de criptomoedas
Informe de movimentação de criptoativos ou ativos digitais, com o saldo em 31/12/2021 e as movimentações realizadas ao longo do ano (compras, vendas, etc.)
- comprovante de rendimentos de trabalho
Informe de rendimentos fornecido pelo Empregador
- previdência privada e aposentadoria
Se aposentado/a, extrato do INSS pelo Portal Meu INSS ou agência do INSS. Em caso de previdência privada, Informe de Rendimentos do Empregador, instituição financeira ou seguradora
- documentos de bens e imóveis
Comprovantes de rendimentos e pagamentos de aluguéis a imobiliárias ou locatários do imóvel. Em caso de compra ou venda de bens e imóveis, ou reforma de imóvel, outros documentos são necessários.
- despesas com saúde e educação
Estes são alguns dos principais tipos de despesas dedutíveis no IR. Recibos, notas fiscais e boletos de despesas pagas com médicos, dentistas, exames em laboratórios (inclusive de COVID), internações e planos de saúde. Recibos de despesas com escolas de Ensino Fundamental, Médio, Superior, Pós Graduação ou Técnico.
Já separou os documentos? Como anda o checklist por aí? 😬
Ao fazer sua declaração de Imposto de Renda com um profissional experiente, você tem segurança sobre as informações declaradas e ainda pode tirar todas as suas dúvidas.
Nossa agenda de IRPF está aberta, chama a gente! =)