Simplificando o que já é simples, mas também não é tão simples assim. Calma que a gente explica!
MEI e Simples Nacional não são coisas diferentes ou contrárias, os dois fazem parte de um mesmo regime tributário, cada um com suas particularidades.
Isso é algo que sempre gostamos de explicar, porque quem cai de paraquedas no Universo PJ não tem ideia da diferença entre os tipos de tributação. E não tem problema não saber, porque estamos aqui pra explicar!
Vamos por partes…
Primeiro: o Simples Nacional é uma forma de tributação simplificada, como o próprio nome diz.
Só pra ter uma ideia, o imposto (que é calculado com base no faturamento) é pago em uma guia só. Se não fosse isso, seriam 6 ou 7 guias diferentes, com datas de vencimento diferentes pra pagar. Dá pra ter uma ideia de como facilita, né?
Já o MEI é uma forma simplificada de ter empresa DENTRO do Simples Nacional.
Existe uma série de regras para poder ser MEI, e também para poder optar pelo Simples Nacional. Por exemplo, o faturamento máximo do MEI é de 81 mil reais por ano, e do Simples Nacional é de 4,8 milhões.
Assim, se uma empresa for desenquadrada do MEI por excesso de faturamento, ela ainda poderá ser optante pelo Simples Nacional.
Por isso que todo MEI é também optante pelo Simples Nacional, mas existem outras empresas que são optantes pelo Simples Nacional e não são MEI.
Conhecer a diferença entre os tipos de tributação e manter um diálogo aberto com o/a contador/a é muito importante para a saúde financeira da sua empresa 💙